AdobeStock_301278562.jpeg

METODOLOGIA

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”

Colossenses 1:15-17

“Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

Colossenses 1:15-17

Partindo do pressuposto que o Deus Trino é a causa final do Universo e fonte de Bondade, Beleza e Verdade, e que a Bíblia é a revelação especial de Deus e a Criação é a revelação geral de Deus, cremos que o conhecimento verdadeiro só pode ser adquirido por meio de uma visão correta de Deus decorrente das Escrituras, assim como através do conhecimento de Deus revelado nas Escrituras e na sua Criação. Por isso, entendemos que a filosofia de uma pedagogia cristã deriva, antes de qualquer coisa, da teologia cristã, que tem como fundamento a Bíblia, mas também, secundariamente, a tradição, credos e confissões, como, por exemplo, o credo apostólico (séc. II, d. C.).

Por isso, nosso ensino é desenvolvido à luz da cosmovisão cristã embasada na narrativa das Escrituras Sagradas, que cremos e ensinamos ser a Palavra de Deus.

 

 É importante ressaltar que não desconsideramos a importância da antropologia, da ciência ou da cultura em nossa filosofia e prática pedagógica. Ao contrário, ansiamos pela busca de todo conhecimento verdadeiro em toda e qualquer área. Entretanto, buscamos sempre enxergar e trabalhar com tais elementos tendo a teologia como ponto de partida do nosso ensino. 

No ensino clássico, as disciplinas são ensinadas de maneira integrada, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla e profunda do mundo. Mais do que transmitir conteúdos, a pedagogia cristã clássica tem como objetivo moldar o coração dos alunos. Nosso alvo não é informar mentes apenas, mas formar pessoas em sua completude.

FACEBOOK CAPA 820x360 copy2.jpg

EDUCAÇÃO CRISTÃ CLÁSSICA

Neste modelo de educação, as crianças percorrem os estágios da gramática, lógica e retórica, que habilitam a criança em suas fases de desenvolvimento ao conhecimento do mundo ao seu redor, ao raciocínio, à argumentação e à exposição. Esses três estágios, chamados Trivium, utilizam os pontos fortes das crianças, adolescentes e jovens, em cada estágio para ajudá-las a aprender. Todas as disciplinas são ensinadas com base no princípio de que todo conhecimento vem de Cristo e aponta para Cristo, o Criador e Sustentador de todas as coisas.

Cremos que Deus é a fonte última e o padrão de Bondade, Beleza e Verdade. Por isso, nosso ensino é desenvolvido à luz da cosmovisão cristã embasada na narrativa das Escrituras Sagradas, que cremos e ensinamos ser a Palavra de Deus.


 

REFERENCIAIS TEÓRICOS E ABORDAGENS RESGATE

Agostinho - A Doutrina Cristã e De Magistro

Dorothy Sayers - Trivium Moderno

Ravi Jain e Kevin Clark - A Tradição das Artes Liberais

 



 

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS

Amor e temor ao Deus Trino acima de todas as coisas
Amor ao próximo tendo Jesus como modelo
Bíblia como Revelação Especial de Deus
Criação como Revelação Geral de Deus
Educação holística e interdisciplinar
Trabalho como vocação divina
Pessoas como portadoras da imagem de Deus
Humanidade como mordomo de Deus (uso com sabedoria os recursos - naturais e materiais)
Igreja como o Corpo de Cristo neste mundo
Família como instituição criada por Deus e responsável pela educação dos filhos
Professor como mestre
Crianças como discípulos da próxima geração

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

  • Cooperar com as famílias na educação de seus filhos, oferecendo conteúdo e metodologia de qualidade, compatíveis com a cosmovisão bíblica, através da pedagogia clássica.

  • Estimular o prazer pela busca do conhecimento, a partir da importância dos conteúdos e do encantamento gerado pelos interesses individuais

  • Desenvolver o autodidatismo, ensinando nossos alunos a aprender e oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para esse processo.

  • Estimular a criatividade, levando-os a refletir e agir, bem como buscar explicações e soluções aos fenômenos sociais, naturais e espirituais apresentados.

  • Ser e compartilhar um espaço que fomente o aprendizado, o ensino, a pesquisa, a divulgação da cultura, o pensamento, a arte e o saber.

  • Priorizar a alfabetização funcional até o fim da educação infantil.

  • Compreender e respeitar as condições de aprendizagem de cada indivíduo.

  • Valorizar os profissionais atuantes na área da educação.