top of page

Por que Ler Contos de Fadas com seus filhos?

Vivemos uma decadência moral e literária nos dias atuais. Você já parou para ler os livros que são oferecidos para nossas crianças? Em sua grande maioria, são histórias extremamente banais, com enredo simples, poucos personagens, vocabulário baixíssimo e sem nenhum ensinamento virtuoso ao final.


A nossa sociedade decidiu romper com os clássicos e começar uma nova trilha do zero, em caminho de um suposto progresso. Até o conceito de clássico foi deturpado. Veja bem, clássico não é algo antigo, é algo atemporal. Os ensinamentos apresentados, as virtudes trabalhadas, serão sempre relevantes independente de quando sejam lidos.


Estamos entregando as mentes e corações de nossos filhos de bandeja para a cultura pós moderna ao não nos atentarmos ao conteúdo que estão sendo expostos.

Precisamos resgatar os clássicos! Por isso, quero trazer 5 motivos pelos quais você deve ler contos de fadas regularmente com seus filhos.


1.MEMORIZAÇÃO

Se você já leu um clássico, deve ter observado algo muito peculiar, as histórias são ricas em detalhes, os personagens tem propósito devida, os locais são retratados com detalhes. É impossível você chegar ao fim do livro se não estiver exercitando sua memorização. Somos contadores de histórias por natureza, esse é o processo mais natural de exercitá-la.


2. VOCABULÁRIO

Você sabia que há cerca de um século atrás, era comum as crianças serem versadas em latim? Pois é, não estamos progredindo, estamos regredindo culturalmente. Nossos filhos não precisam de livros bobos, precisamos nivela-los por cima, eles precisam estar exposto a um vocabulário rico, para que haja questionamentos e aplicações na vida prática.


3.HISTÓRIA APLICADA

“Os mitos representam a continuação oral da história de um povo, enquanto os livros de história, geralmente foram escritos por algum louco solitário.” Essa é uma frase emblemática que representa nosso cenário atual, enquanto os livros atuais são tendenciosos, os livros ficcionais retratam de maneira simples o cotidiano histórico daquelas pessoas e nos fazem viajar no tempo.


4.VIRTUDES

Atualmente a nossa literatura tem um único motivo, manter as crianças na zona de conforto. Estamos distantes das virtudes que formaram o mundo ocidental: Coragem, honra, lealdade... Realizar a leitura dos clássicos nos faz refletir, nos inspiram, a ser pessoas melhores através do exemplo de outras pessoas.


5.PRODUÇÃO CULTURAL

Estamos vivendo uma crise cultural, a guerra do imaginário. Para resgatarmos os valores perdidos, precisamos voltar a produzir cultura e influenciar a nossa sociedade, precisamos ser sal e luz! Para isso, precisamos trazer esse repertório para nossas crianças para que, muito em breve, elas possam voltar a produzir literatura de qualidade e possamos impactar culturalmente o nosso mundo.


Por onde começar?

Gravei para você um podcast, um conteúdo bem editado e com vários efeitos de sonoplastia para você começar a ouvir com toda a sua família, O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Não fique apenas no áudio, aproveite e compre o livro também.

Se inscreva em nosso podcast da zoe, para receber nossa curadoria de leituras clássicas.



S.D.G

Diego Carielo


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page